Química e Sociedade: Uma Experiência de Abordagem Temática para o Desenvolvimento de Atitudes e Valores


Projeto de Ensino de Química e Sociedade – PEQUIS
Instituto de Química   -   Universidade de Brasília
Objetivo: Produção de material didático para o Ensino Médio de Química.
O projeto teve início em 1996. Em 2003, saiu a publicação de todo o conteúdo de Química, distribuídos em nove módulos. Durante todo o processo, houve a participação maciça dos professores.
O conteúdo é proposto de forma com que haja uma participação mais efetiva por parte dos alunos na construção do conhecimento em cada tema abordado, sempre com a mediação de seus professores.
O texto didático apresenta uma contextualização sócio-histórica para que os estudantes identifiquem que existem limitações na atividade científica e perceba seu papel na sociedade. Outra inovação é uma abordagem  contextualizada desenvolvendo atitudes e valores relacionados à cidadania por meio da discussão de aspectos sócio-científicos a partir de temas sociais como lixo, uso de materiais, poluição atmosférica, etc.
Os livros iniciam com texto temático gerador abrangendo questões socialmente relevantes, alem disso, os alunos são levados a discutir aplicações tecnológicas relacionadas ao tema, compreendendo efeitos da tecnologia na sociedade, melhorias da qualidade de vida das pessoas e nas decorrências ambientais.
Segundo os autores, os temas levam os alunos a refletirem, a discutirem e interagirem entre os colegas para que de fato aconteça uma mudança de atitude das pessoas para o uso adequado das tecnologias e o compromisso com a preservação do planeta, assim colocando em questão a preocupação com aspectos sócio-científicos como temas ambientais, políticos, econômicos, éticos, sociais e culturais relativos à ciência e tecnologia.
Professores sugerem dinâmicas de grupo diferenciadas, dando oportunidade a todos de participar das discussões, relatando experiências, observando atitudes dos indivíduos de sua comunidade em relação aos diversos temas, e propondo possíveis mudanças de comportamento, sempre buscando uma sociedade mais justa e igualitária por meio da discussão de atitudes e valores.
     Resumo do artigo publicado na Revista Química Nova na Escola, nº 20, Novembro de 2004
      Por Paulo Sergio de Oliveira,UNIFEI, Itajubá , Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário