TRABALHO DOCENTE E TEXTOS

 Economia política das relações de classe e gênero em educação.
Michael W.Apple.1995

INTRODUÇÃO: 

Muitos argumentos apresentados neste livro foram ensaiados inicialmente em público, em três situações diferentes:
A 1ª foi constituída pelos seminários da 6ª feira na Universidade de Wisconsin, Madison. O grupo participante desse seminário continua a fornecer o clima político e intelectual tão necessário para o desenvolvimento de um trabalho crítico na área de educação.
A 2ª oportunidade de discussão deu-se através do período em que Apple passou como professor na Universidade Monash em Melbourne, Austrália e na Universidad Complutense de Madri, Espanha. Apple teve ajuda para refinar seus argumentos de professores, de estudantes e funcionários das duas universidades.
Em 3º, a análise dos textos desenvolvidos teve origem  nas contínuas interações com muitos encarregados(as) da elaboração de currículos, professores e administradores progressistas tanto em Madison como em outros lugares.
Muitas pessoas deram importante apoio para a realização deste volume e a influência mais importante foi a de Rima Apple, considerada a sua melhor crítica e a mais perceptiva.
Apple diz: - Uma situação em que duas pessoas vivem juntas, cada uma delas com crenças firmemente estabelecidas, ambas empenhadas na tarefa de escrever, requer amor, paciência, atenção e sacrifício. Acima de tudo, respeito mútuo.

CAPÍTULO V: 
Velhos humanistas e os novos currículos. O currículo comum e a crise educacional.

O capítulo retrata a crise educacional nos Estados Unidos. Enquanto antigamente as escolas eram consideradas como um assunto de interesse marginal nas discussões públicas e nos noticiários, agora encontram-se diretamente sob as luzes do escrutínio público. Jornais e revistas expõem consideráveis espaços dedicados aos “problemas” do sistema escolar americano.
A profundidade dos problemas é notada através da leitura do relatório sobre a excelência em educação, A Nation At Risk (uma nação em perigo) que dentre outras coisas declara que a liderança americana, antes incontestada na área do comércio, indústria, ciência e inovação tecnológica está sendo arrebatada por competidores através do mundo...
Sentiam orgulho na obra realizada historicamente pelas escolas e universidades e suas contribuições para o país e o bem-estar de seu povo, alicerces educacionais estão minados por uma onda de mediocridade que ameaça nosso próprio futuro como nação e como povo.
... chegamos até mesmo a jogar fora os ganhos educacionais obtidos durante o despertar devido ao desafio do Sputnik... o que temos feito é cometer um ato de desarmamento educativo unilateral e insensato. (professores perdem mais tempo para manter a disciplina em sala de aula do que ensinar e aprender).
Qual a causa básica desse desarmamento?
Pelo relatório, o sistema educacional e a sociedade como um todo perderam de vista o propósito básico de escolarização e as altas expectativas e esforços disciplinados para atingí-lo.(conselhos distritais de educação amedrontados pela fuga de alunos de classe média para as escolas particulares ou confessionais).
Embora publicado antes A Nation At Risk, The Pandeia Proposal faz parte desse movimento mais amplo para redefinir o “propósito básico da escolarização” e renovar o compromisso das salas de aula com a “excelência” e a “disciplina”.
Quem é esse público a quem The Paideia Proposal se dirige?
A todos aqueles muito preocupados com o futuro das escolas públicas americanas.
Adler, falando em nome dos membros do grupo Paideia oferece uma lista  de dez grupos interessados: pais, professores,conselhos de educação, pessoas de cargo eletivo, empregadores, grupos de minoritários, líder trabalhistas, líderes militares e cidadãos americanos em geral.
Todos esses grupos querem alterar a forma com que as escolas funcionam, e sem essa alteração, serão condenados à baixa produtividade, abandono da escola pública pela classe média, horríveis problemas de disciplina, diminuição da democracia, etc.
Adler questiona: o que fazer para evitar esses problemas? Como seria o novo processo educacional ?
Deve haver um sistema de currículo único dentro do qual a educação tenha os mesmos objetivos, sem excessão, pelos doze anos que dura em média a escolarização elementar e secundária. Três alvos básicos para esses objetivos:
* A escolarização deve preparar os estudantes para tirar vantagem de toda a oportunidade de desenvolvimento pessoal que seja oferecido pela sociedade. Preparar para continuação da aprendizagem através de suas vidas adultas.
*A escola deve preparar cidadãos emancipados. Preparar para o cumprimento das obrigações e responsabilidades da cidadania.
*Ao invés de treinar estudantes para empregos específicos, a escola deve dar habilidades básicas comuns a todos os tipos de trabalho.
 Positivamente,a educação formal quer que esta seja ao mesmo tempo geral e liberal.
Negativamente,a educação deve ser não-especializada e não-vocacional (orientação de estreita preparação para o trabalho dado no ensino secundário).
Esses três objetivos devem ser baseados em grande parte no conhecimento acadêmico,eliminando quase todas as disciplinas optativas.
O currículo comum é dividido em três áreas interligadas: aquisição de conhecimento organizado, o desenvolvimento de habilidades intelectuais e a ampliação da compreensão,percepção e apreciação estética.
Esta divisão carregando a distinção do conhecimento do tipo "que","como" e "para".
As raízes de The Paideia Proposal estão na forma de currículos baseados na disciplina mental (posição educacional dos velhos humanistas).
Adler:as mentes não poderão ser desenvolvidas se os conhecimentos do tipo "que","como" e "para" forem abordadas nos mesmos arranjos pedagógicos. O estilo de cada tipo,deverá ser decididamente distinto.
Conhecimento organizado em linguagem, literatura e belas artes; matemática e ciências naturais; história, geografia e estudos sociais.
Método: aula expositiva. Emprega livros, textos e outros materias didáticos com demonstrações em laborátorios. O ensino não é didático, mas sim um treinamento, a participação na aprendizagem é ponto-chave.
Existe ainda "estudos auxiliares": saúde, educação física e desportos, atividades manuais, tanto para meninos, quanto para meninas como digitalização, culinária, etc.
Alunos que se mostrarem deficientes em uma das três áreas, terão oportunidades de cursar um rigoroso programa de recuperação. Todos alunos são encarados de maneira otimista, capazes de tratar até mesmo questões culturais. (Rejeição dos rótulos estereotipados, tão prejudiciais à educação hoje em dia - Ponto mais significativo da visão global do grupo Paideia).

Dentro da sala de aula:
Sala de aula modal: "muita fala de professor e muita escuta dos alunos, a não ser que estejam respondendo às questões dos professores ou trabalhando em tarefas escritas. Tudo isso localizado dentro de um ambiente virtualmente desprovidos de sentimentos."
Aquilo que é ensinado e tão importante quanto a forma de ensinar. Certas áreas ou assuntos são quase ignorados ou recebem um tempo bem menor que os outros.
A enfâse predominante é dada ao ensino de inglês, literatura e linguagem em geral. Em 2º lugar vem a matemática (enfâse bem menor) e por último ciências, estudos sociais e artes plásticas.
Uma questão apresentada de forma bastante direta pelo grupo de professores de Boston: "Podemos esperar que as escolas eduquem, encorajem e expandam os horizontes das crianças, quando as mesmas instituições servem para restringir e retardar o crescimento das professoras?"
A constituição diferencial do magistério segundo o gênero é totalmente ignoarada pela Paideia Proposal e, desse modo, não apenas acrescenta um elemento elitista à sua proposta, mas também perde uma possível base de apoio para as suas recomendações.
O currículo escolar é considerado como um sistema de slogans. A Paideia Proposal é um exemplo clássico de um tipo particular de documento curricular,ou seja, um sistema de slogans.
Um sistema de slogans deve apresentar 3 atributos: 1º ser vago, de tal modo que grupos ou indivíduos poderosos possam ser acolhidos sob seu vasto guarda-chuva. 2º não podem ser vagos demais, necessitam ser específicos o bastante para oferecer alguma coisa aqui e agora às pessoas envolvidas no trabalho prático.3º um sistema de slogans deve exercer certa atração. Seu estilo deve ser elaborado de modo a nos prender. Deve oferecer um vislumbre de possibilidade imaginativa, e nesse processo,gerar um apelo e uma exigência de ação.
          Estrutura e causas: A discussão sobre a falta de disciplina nas escolas são elementos que enfraquecem os argumentos de Adler em favor da reforma escolar. Isto é um problema interno das escolas, resolvido através de um apelo maior às formas tradicionais de autoridade do professor.
As formas culturais tradicionais não são progressistas para o capital e devem ser substituídas por ideologias de individualismo.
Ao longo de toda Paideia Proposal e no relatório escrito pela Comissão Nacional sobre a excelência na educação, encontramos referências a um conceito particular - nosso. Nosso país, nossa sociedade, nosso sistema escolar. O uso desde as relações que são estruturalmente desiguais - relações que não são devidas à educação e que não serão resolvidas por elas.

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