Sociedade, Educação e Currículo no Brasil. Dos jesuítas aos anos de 1980

Sociedade, Educação e Currículo no Brasil.

Dos jesuítas aos anos de 1980


Posição adotada por Jesuítas e ensinada aos indígenas.
Sebastião José de Carvalho e Melo - Marquês de Pombal


  * Introdução                                                                


* Cap I:  1)  A Educação jesuítica:

              Sociedade indígena:   * Cultura comunista.
                                               * Não tinham o conceito de privado.
                                               * Aprender fazendo.

             Sociedade mercantilista:  * Cultura capitalista.
               (invasão portugueses)    * Produção de armas, escravidão para o trabalho.
                                                      * Superioridade do colonizador.
                                                      * Elegeu-se outros valores marcados pela religião católica.
                                                      * Jesuítas  -   missão: catequese e educação institucionalizada.
                                                      * Colonizar      impor ideologia dominante (colonizar consciências).

Portugal instala uma economia       * agrária: condições territoriais e clima tropical.
      De agro exportação              * Latifundiária: Disponibilidades de terra, lucratividade.
                                                           ( base: cana de açúcar  até meados do séc. XVII ).
                                                    * Escravista: negro africano – mercadoria lucrativa no comércio
                                                        Europeu. Produção a baixo custo.

                                                     Colonizadores: objetivo      lucros às camadas dominantes.

               Educação jesuítica:        * 1º objetivo: catequese, mas foi restrito à educação dos filhos
                                                         homens da elite, que concluíam seus estudos na Europa.
                                                    * dois períodos: antes e depois de Padre Manuel da Nóbrega .

Tempos heróicos (1549-1570)      * clientela: mamelucos, filhos de caciques e colonos brancos.
                                                    * agências de democratização
                                                    * igualdade de tratamento no convívio diário no colégio, capela
                                                         e áreas de recreação, voltados para o catolicismo.
                                                      - catequese:  * conversão de indígenas, garantindo sua evangelização.
                                                                            * transmissão do idioma e costumes de Portugal.
                                                                            * tornar índios mais dóceis para mão de obra.
                                                    * Escola atraente: * Ensino de música   :  atrair crianças.
                                                      Matriz curricular:  * doutrina cristã  “bons costumes”.
                                                                                    * 1as letras  :   ensinar o português   :  contrapartida:
                                                                                       jesuítas aprendem a língua nativa.
                                                    * Estrutura dual:   * Ensino profissionalizante e agrícola aos índios.
                                                                               * Educação formal aos brancos: mais habilitados,
                                                                                  aprendem latim.Vão à Espanha aprender letras e
                                                                                  virtudes, voltam como homens de confiança. Aulas
                                                                                  de gramática latina para formarem missionários,
                                                                                  escrivãos, funcionários da administração colonial e
                                                                                  gerentes para negócios públicos e privados.Aliava ao
                                                                                  currículo humanista, a educação prática voltada para a
                                                                                  aculturação do nativo( condição da catequese).
                                                                                  Práticas de lavouras – produção de algo útil á nação.
                                                     * 1556: propostas de Nóbrega :    resistências e conflito com orientações
                                                     da Companhia de  Jesus. Propostas resistem até sua morte em 1570.
Companhia de Jesus:  * incentiva a criação de colégios, compreendendo as 1as letras, o ensino
                                         secundário e o superior.
                                      * Educação jesuítica passa a destinar-se à formação da elite burguesa, exercendo
                                         a hegemonia cultural e política da colônia, conforme interesse de Portugal.
                                       Tripla função:   * Formar padres;
                                                                * Formar quadros para a administração do empreendimento
                                                                    colonial, de Estado (oficiais de justiça, fazenda e administração);
                                                                * Educar classes dominantes.
                                                                ( a integração dessas funções fica garantida pela presença no
                                                               currículo desses colégios.)     
                                                               O ensino profissional e agrícola  pretendido por Nóbrega
                                                                foram excluídos do currículo. (  Desinteresse em instruir índios.
                                                               Apenas educação de cultivo ao espírito, ou seja, "educação
                                                               literária, humanista capaz de dar brilho à  inteligência”.

Ratio Studiorum :  * Normas padronizadas dos colégios. 59 anos para sua elaboração. Tudo ali previsto.
                                 desde a posição das mãos até o modo de levantar os olhos.
                                * Coleção de regras e prescrições práticas e detalhadas , ou seja, currículo além das
                                  disciplinas ou conteúdos curriculares, buscando o homem perfeito, o bom cristão.
                                * Os jesuítas acreditavam que sua proposta poderia ser aplicada a qualquer povo e em
                                  qualquer lugar.
                                * Objetivo: formação das elites e lideranças da sociedade colonial para a consolidação
                                                  da cultura católica.
                                * Os jesuítas especializaram-se no ensino secundário e superior.   Educação literária,
                                  filosófica e teológica.
                                   No Brasil havia 4 graus de ensino sucessivos: -Curso elementar (ler, contar e religião);
                                - Curso de humanidades ( secundário); - Curso de artes ( ciências naturais ou filosofia)
                                   e Curso de Teologia ( superior ).
                                * Curso elementar oferecido pela família e reforçado nos colégios para os filhos de
                                  Nobres. Os jesuítas não se importavam com a educação da camada popular. Segundo
                                  Inácio de Loyola: “Ensinar os ignorantes a ler escrever seria uma obra de caridade,
                                  porém a Companhia não tinha suficientes membros para isso”.
                                * Curso secundário de humanidades teve maior difusão na colônia.
                                   Objetivos: preparar alunos para a arte acabada da composição e da escrita,
                                   desenvolvendo a expressão.

2)      Período pombalino:
            Reformas pombalinas:
            Objetivos:     * Recuperação da economia portuguesa.
                                     Ação: modernização do ensino e da cultura objetivando formar o nobre,
                                     para o interesse do estado.
                                 * Remodelação dos métodos educacionais vigentes introduzindo a Filosofia Moderna
                                      e Ciências da Natureza.
                                 * Escolas portuguesas em condições de acompanhar com êxito o progresso do
                                     século.

           Nova política econômica:
              Objetivos:
                                     * Incentivo às manufaturas na metrópole, não na colônia.
                                     * Incentivo a acumulação de capital, metrópole e colônia.
                                     * Substituição das ideologias da sociedade feudal por outras com orientação
                                        da sociedade capitalista. ( Reformas educacionais do Marquês de Pombal  -
                                        expulsão dos jesuítas. O Estado irá definir os rumos da Educação).

* Marquês de Pombal   -   fonte das ideias iluministas no fim do séc. XVII.
Iluminismo:   celebração da razão em oposição a qualquer religião revelada. Exaltação da ciência
                        experimental e da técnica.
Não houve rompimento da igreja e da religião católica, porém a Companhia de Jesus
 manteve postura de insubordinação ao rei, ainda educando nos moldes de Ratio
Studiorum (característica medieval).

                                  * A filosofia Moderna (Descartes) , a ciência física e matemática e novos métodos da   língua latina eram desconhecidos em Portugal até então. ( a Companhia de jesus era a culpada do atraso, detentora de um poder econômico reivindicado pelo Estado, pois tinham objetivo mercantil e uma educação compatível com os interesses da ordem religiosa e não do Estado. 

  • Portugal intensifica a produção na colônia. Precisa de mão de obra. Liberta os indígenas dos padres para serem escravos.
  • Brasil – crise na produção de açúcar. - aparece a mineração. - há crescimento populacional (imigração - metrópole em crise). Assim a população livre é mais numerosa que a escrava. Outra s atividades são produzidas como a produção de alimentos e manufatura de têxteis e ferro.
  • O descompasso entre decadência da metrópole e desenvolvimento da colônia foi o principal desencadeador da chamada Reformas Pombalinas.
  • Os jesuítas foram retirados e nada fora colocado em seu lugar, nem um projeto de educação popular, pois as poucas aulas oferecidas tinham função preparatória à continuidade de uma minoria, dos estudos da Europa.
  • As aulas régias- baseadas no enciclopedismo – professor único em cada disciplina, eram autônomas e isoladas, não havendo um currículo no sentido de conjunto de estudos ordenados e hierarquizadas, nem a duração dos tempos.
  • Em 1772, 13 anos após a expulsão dos jesuítas, criou-se o cardo de diretor de estudos, para orientar e fiscalizar o ensino com aulas de gramática latina, grega e retórica e ainda selecionar professores.
  • O ensino secundário (humanidades pelos jesuítas) passa a ser fragmentado e disperso em aulas avulsas. Cada uma com um professor.
  •  
  • Principais inovações de Pombal:  O ensino de línguas modernas, o estudo de ciências e a formação profissional não foram implantadas na colônia.
  • A continuidade dos estudos se dava na Universidade de Coimbra ou em centros europeus, assim, havia pouco interesse em equipar as colônias com um sistema educacional eficiente.

Considerações sobre o texto:

Quando pensamos na história da educação no Brasil, é impossível não citarmos o momento da colonização e a ação jesuítica. Entretanto, é valido ressaltar que se pensarmos na educação como o ato de ensino e aprendizagem, é possível afirmar que dentro das suas possibilidades, os indígenas que aqui viviam, já possuíam um sistema educacional, ainda que limitado a sua cultura e voltado para a aprendizagem dos seus trabalhos.
 Com a colonização, não chegaram somente os jesuítas, mas também com eles os novos métodos pedagógicos, novos objetos de estudos, novos costumes, a moral e a religiosidade(deles). Situação que se estendeu até 1750 quando Sebastião José de Carvalho e Melo mais conhecido como Marquês de Pombal, assume a administração de Portugal.
 A proposta do Marquês de Pombal era contrária a ação pedagógica dos jesuítas. A companhia de Jesus tinha como objetivo principal a propagação da fé, a catequese, o evangelismo, com o intuito de conseguir novos adeptos ao catolicismo, uma vez que as idéias iluministas já começavam a interferir no pensamento europeu.
 Por outro lado, Pombal tinha outra missão para com a colônia, ele não precisava de fiéis, mas sim de uma colônia que pudesse oferecer suporte para o crescimento político e comercial, uma vez que Portugal precisava se recuperar da crise em que estava imersa.
Assim, podemos dizer que a principal diferença entre os objetivos dos Jesuítas e de pombal, é que os primeiros serviam a igreja, enquanto o segundo ao estado e aos interesses políticos.
 Inicia-se então a reforma Pombalina, nesse período extinguiu-se a ação dos jesuítas, pois a prática dos mesmos não era bem vista sob a visão das idéias iluministas. A educação fica então, a critério do estado.
 Nesse momento, ocorreu um agravante, quem cuidaria da educação, uma vez que a maioria dos professores eram padres, Quem pagaria por esse trabalho se tanto Brasil quanto Portugal, não tinham recursos para investir na educação?
Os professores que lecionavam nesse período sofreram com a baixa remuneração, e com a falta de prioridade da educação.
 Quando pensamos nessa questão, é pertinente questionar a situação do professor atual, que na maioria das vezes precisa se submter a uma carga-horária elevada para conseguir se manter, ou ainda, precisa completar seus horários com matérias que não condizem com sua formação.Tudo isso, sem citar os que além de lecionar, precisam atuar em outras áreas, para garantir sua estabilidade. Fatos como esses, nos fazem pensar sobre a importância dada ao educador, e a forma com que o estado percebe o seu trabalho.
 Pombal criou ainda as aulas régias de Latim, Grego e Retórica. Essas eram isoladas e não havia relações entre esses aprendizados, foram criadas com o objetivo de suprir as aulas ensinadas nas escolas jesuíticas. Entretanto, não eram disponibilizadas a todos, índios e negros não tinham acesso a esse sistema educacional. Todas essas tentativas, muitas delas sem êxito, trouxeram para educação do Brasil um período de estagnação no âmbito educacional. De fato, as mudanças mais significativas, só ocorreram a partir da vinda da família real portuguesa em 1808.
 Desde então, indubitavelmente a educação vem se desenvolvendo, muitas mudanças já ocorreram na escola. É perceptível que o tradicionalismo já não é absoluto, que o aluno é visto como individuo ativo na sala de aula, que já é existente a preocupação com o desenvolvimento social e principalmente, a escola tem ensinado a pensar, a questionar e tem mostrado a importância da formação de uma opinião crítica.
 Entretanto, há situações que insistem em permanecer, como por exemplo: a falta de preocupação com a qualificação do profissional da educação, o descaso com o ensino público e a falta de estrutura que esse sofre. Infelizmente, não é difícil perceber salas com números elevados de alunos, falta de vagas e a dificuldade de acesso ao ensino superior.
Esta é a situação atual que nos preocupa, e que nos faz questionar quanto tempo mais será necessário para que haja verdadeiramente uma reforma educacional que beneficie a todos, ao invés de privilegiar somente a “aristocracia” e prejudicar as camadas populares.
 Assim, mesmo depois de séculos de história, percebe-se que há um pensamento que não mudou que é a percepção da educação como mercadoria, como produto político e comercial de um país.

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