CURRÍCULO COMO COLEÇÃO

Segundo o Dicionário Aurélio, currículo é a parte de um curso literário, ou matérias constantes de um determinado curso. Pelo que temos discutido neste semestre, podemos ser capazes de entender que currículo é muito mais do que isto. Na realidade, entendemos que currículo seja uma coleção de situações, fatos e atos, que envolvam toda uma classe. No caso da instituição escolar, o currículo deve estar contido no Projeto Político Pedagógico da Escola, através do qual procuramos ferramentar sua prática em teorias que nos dê a possibilidade de desenvolver o fazer pedagógico. Assim, de modo que não haja simplesmente uma reprodução de ideologias contidas num currículo pronto, fechado e acabado, faz-se necessário que a instituição mantenha sempre acesa a chama da discussão, objetivando a busca de um currículo capaz de atender, na sua essência, todos os envolvidos, através de uma coleção de temas, procedimentos metodológicos e avaliativos para uma educação libertadora e igualitária; características fundantes de currículo.
Desta maneira, um currículo deve objetivar-se na preparação para uma competência política capaz de desvelar as injustiças e afirmar políticas justas, na forma de uma prática reflexiva, consciente e voltada para o bem social. O currículo deve oferecer oportunidades a professores e alunos (sujeitos) de analisar os problemas cotidianos, dando a eles significado. A prática pedagógica do professor dentro de uma perspectiva voltada para a ação-reflexão-ação do ato pedagógico, faz com que ambos os sujeitos possam interagir numa dialética que envolva o saber ser, o saber fazer, numa forma dinâmica e recíproca.
Uma ação pedagógica voltada não para o que ensinar, delineada pela teoria tradicional de currículo, mas sim de como ensinar, é a busca de procedimentos metodológicos que garantam uma maior apreensão e domínio do conteúdo de ensino, proporcionando um espaço democrático e participativo em sala de aula.
Numa teoria pós critica de currículo, devemos buscar identificar e analisar o significado, ou seja, o que é considerado verdadeiro em termos de conhecimento e o porquê da sua prática, alicerçados sobre o eixo liberal ou humanista, defendendo idéias de tolerância, respeito e convivência harmoniosa entre as culturas.


Paulo Sergio de Oliveira, maio de 2011.

Um comentário:

  1. Seu blog tem muito estilo e neste texto você costura muito bem o conceito e os sentidos de currículo. Foi singular na abordagem sobre o currículo-coleção, apesar de não ter atendido à concepção dada ao mesmo por Bersntein.Interessante esse "outro olhar".

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